Veja dicas para se tornar um forte candidato aos concursos públicos

Rate this post

Muitos candidatos dedicam boa parte do dia para estudar antes de se candidatar a um concurso púbico no Brasil. As boas promessas que essas vagas de emprego oferecem aos futuros funcionários fazem com que o número de candidatos interessados cresça a cada ano e, por isso, é necessário que os “concurseiros” se dediquem a se qualificar para as vagas. Veja algumas dicas:

1. Decida a área que você quer trabalhar e procure por concursos que se encaixem em seu nível de escolaridade. Você não poderá se candidatar a uma vaga que exige um grau maior ao qual realmente possui.

2. Estude. Alguns candidatos se dedicam aos estudos apenas após a divulgação do edital – onde todas as informações do concurso são divulgadas -, mas outros começam a rotina cerca de um ano antes destas informações serem divulgadas.

3. Crie uma rotina de estudos. Defina hora, local, tempo e matéria a ser estudada diariamente. Não se esqueça de intercalar estes estudos com horários de descanso.

4. Mantenha-se motivado. Pense em todos os benefícios que o resultado positivo deste concurso pode te trazer e foque todas as suas atenções e pensamentos positivos para esse objetivo.

5. Mantenha uma vida saudável. Não deixe de lado a boa alimentação e a rotina de exercícios. Com uma boa saúde, fica mais fácil se manter ativo para os estudos e para a absorção de informações.

6. Tenha uma conversa séria com a família, amigos e namorado (a). É importante que as pessoas próximas a você entendam seu momento e evitem alguns tipos de cobrança e atenção. Deixe claro que está é apenas uma fase e que a compreensão deles é importante para o seu bom desenvolvimento.

7. Divirta-se e relaxe. Ninguém consegue um desenvolvimento 100% bom sem momentos de lazer e diversão. Não há problemas em dedicar uma noite ou outra para jogar conversa fora com os amigos e esquecer por algumas horas a pressão da prova. Aproveite para relaxar e dormir bem. Uma cabeça descansada funciona melhor.

8. Faça simulados. Quanto mais provas você fizer, melhor preparado você estará no dia do teste real. Procure resolver as questões de provas anteriores. Resolva os exercícios de múltipla escolha, mas não deixe de lado as questões dissertativas.

9. Se você é uma pessoa nervosa e ansiosa, aprenda a controlar o seu lado emocional. De nada vale dedicar-se aos estudos durante meses e na hora do teste passar mal e sofrer do famoso “branco”.

10. Vá para a prova com confiança. Não deixe passar dúvidas durante esses meses de estudo e chegue no dia da avaliação certo de que você é um dos concorrentes mais fortes para a vaga desejada. Confie no seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *